Liberte-se das Crenças Limitantes

Liberte-se das Crenças Limitantes.

Atinja novos patamares na VIDA!

 

Você já se pegou pensando uma ou mais vezes em algumas dessas frases:

 

  • Dinheiro não traz felicidade;
  • Não consigo aprender isso;
  • Sou muito velho para mudar de emprego;
  • Não tenho tempo para nada;
  • Não é possível viver do que se ama; etc.

 

Se algumas delas soou verdadeira para você, é possível que você tenha uma Crença Limitante.

 

“Mas Ingrid, o que seria isso?” Vamos lá…

 

Imagine que ao olhar o mundo a sua volta, você colocasse lentes que o faria ver a paisagem ao seu redor diferente. Uma crença é como uma lente que a pessoa acaba colocando sobre sua visão, onde ela passa a ver o mundo da forma que ela acredita naquilo.

 

Ou seja, crenças são “verdades” preestabelecidas na visão de mundo de alguém que, por alguma razão, generalização ou repetição (aconteceu muitas vezes na vida da pessoa), ela passa a tratá-las como se fossem dogmas.

 

Essas crenças podem ser positivas ou negativas. As negativas, que limitam a gente, são conhecidas como Crenças Limitantes. O problema delas é que você na maioria das vezes você nem percebe que estão lá, cerceando sua visão para o que é verdadeiro ou importante, para o que é libertador.

 

Por exemplo, uma mulher que teve relacionamentos ruins pode ter a crença de que “todo homem é igual”, enquanto alguém que tocou num determinado eletrônico e tomou choque, passa achar que sempre vai dar choque.

 

Por isso, se você deseja atingir novos patamares em sua carreira ou mudar de emprego e não está conseguindo, sinta se por acaso alguma das frases no início não soou verdadeiro para você.

 

Eu já atendi centenas de pessoas e é muito comum negarmos nossas crenças. Isso faz parte da gente. Quando a crença não é profunda, sendo necessário outros métodos de enfrentamento, você pode ser capaz de perceber aquilo que te limita. Me acompanhe no exemplo abaixo.

 

Atendendo, eu percebi que um cliente muitas vezes repetia sem perceber “se eu não tivesse 50 anos eu conseguiria mudar de emprego…”.

 

Eu: Uhm, interessante, se me permite perguntar, você acha então que quem tem mais de 50 anos não consegue mudar de emprego? _ É uma forma de generalizar a situação vista pelo cliente.

 

Cliente: “Ah não, é eu que não vou conseguir mudar”, ou “até tem pessoas de 50 anos que conseguem mudar…”

 

Eu: Você conhece pessoas ou poderia citar algumas com mais de 50 anos que conseguiram mudar?

 

Cliente: Fulano, Beltrano…

 

Eu: Pense nelas. O que essas pessoas tem, como habilidades, conhecimentos e atitudes que a fazem conseguir mudar? O que você poderia fazer para ter essas mesmas capacidades?

 

Por favor, isso é um exemplo muiiiito simples e resumido para uma crença limitante (como também de atendimento de coaching) que não é profunda. Apenas quis mostrar que as vezes temos pensamentos (crenças) sobre nós mesmos que nos impedem de ver o todo, nos limitando literalmente. Falar sobre a total amplitude das crenças limitantes seria um assunto muito complexo para um único artigo.

 

Aqui eu vou deixar um exercício para você fazer um teste consigo mesmo:

 

Escolha uma das crenças limitantes listadas acima que possa ter soado verdadeiro para você e faça a si mesmo as seguintes perguntas:

 

  • Eu acredito nisso? Mas por que eu acredito nisso?
  • Isso que eu acredito é real? Eu posso provar que isso é fato e que acontece mesmo?
  • O que parece realmente certo sobre isso?
  • Se essa crença desaparecer, o que poderia me preocupar?
  • O que pode acontecer que eu não gostaria se essa crença sumir?
  • Como eu seria no meu dia a dia, na minha vida, com meus amigos, família e trabalho se eu não acreditasse nisso?
  • O que eu poderia começar a fazer ou realizar se eu não acreditar mais nisso?

 

São perguntas simples e poderosas que tem o poder de te libertar de amarras que podem estar privando-o da realização pessoal quanto da profissional.

 

Se não conseguiu identificar nenhuma crença nessa lista, você pode ter como pode não ter. Ou quem sabe outra coisa esteja impedindo que você dê o próximo passo em busca do seu sonho profissional. Para isso aconselho o acompanhamento de uma profissional e eu amaria, de verdade, poder ajudá-lo. Entre em contato! 😉

 

Com carinho, Ingrid.

 

Ah!!! E Assista a Live que fiz sobre esse assunto e com mais dicas, e insights :

Menu

Contatos

© Copyright 2017 | Ingrid Siggelkow® | Todos os Direitos Reservados

Redes Sociais