Seja o Exemplo Com Amor, Nada Mais Importa

Nada mais importa, Ingrid?
Sem amor, não.

Vamos lá… hoje sou coach, ontem era coordenadora, mas sempre psicóloga, teóloga, estudante e filha, mas não importa qual a fase, a vida sempre me fez ver claramente o quanto palavras não vividas não eram sustentadas por muito tempo.

Elas inicialmente até atraem, mas se não forem verdadeiras não se sustentam, e logo os seguidores se desconectam, se afastam, quando vêem que aquilo que escutam não tem alma, não tem amor, sendo apenas palavras ao vento.

Uma frase de Ralph W. Emerson, filósofo norte-americano e um dos fundadores do Transcendentalismo, me fez entender isso tudo muito bem, o quão importante é o exemplo e necessária a coerência entre a palavra e a ação:

“Suas ações falam tão alto que não consigo ouvir suas palavras.”

Você pode achar estranho falar disso no mundo do coaching, mas meus coachees sempre me perguntam e esperam ver em mim o que eu ensino, o eu que desenvolvo com eles. Perguntas como: E você faz (ou já fez) isso? Deu certo? Como foi?

Como responder se nunca nos permitimos experienciar técnicas e ferramentas, se não fomos um dia submetidos ao mesmo processos? Nossos queridos coachees e clientes esperam exemplos da gente, esperam reconhecer em nossos atos as palavras que falamos. Querem ter certeza que estamos um passo à frente e, assim, poder apoiá-los em seus caminhos até chegarem no objetivo.

Sendo assim, eu uso da sinceridade e da transparência em todos os meus atendimentos. Compartilho meus aprendizados e dificuldades. Nos meus textos e nas minhas sessões coloco minha vida neles. Acredito que mais do que falar, a vida fala por si só. Mas como tudo isso é possível? Amando o que eu faço!

Bernardinho, em seu livro “Transformando Suor em Ouro”, traz uma perfeita definição e que cabe na vida de qualquer um: do coach, do líder, na sua… na de todos que desejam deixar marcas, mudar o mundo de alguém e fazer diferença. Ele diz:

“Ser líder é dar o exemplo para que os outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que se sustenta com o tempo. Nada do que diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz.”

E esse é o ponto crucial na carreira de qualquer um: ser o exemplo! E como ser o MELHOR exemplo para todos aqueles que te seguem, ouvem e admiram o seu trabalho? Tendo amor pelo que você faz. Ao ter esse amor, nada mais importa, pois você automaticamente irá viver aquilo que você diz, sendo uma verdadeira inspiração para os outros com suas ações, mais do que com palavras.

Então eu te pergunto: como você está construindo sua carreira? Pergunto isso pois pessoas se conectam com exemplos, suas vidas e suas histórias, não com títulos e certificados, estes chancelam o que fazemos e não o que somos.

Se você deseja hoje construir um legado, deixar uma marca e ser lembrado, viva, fale e aja de maneira conectada. Você é um ser único exercendo vários papéis, então aja de acordo com suas palavras e fale de acordo com suas atitudes. Viva intensamente seus valores e ações, ame o que você faz e certamente você fará história.

Concluindo, vou deixar como reflexão uma frase dita há muito tempo…

“Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça:
sem amor, estou falido.”

1 Coríntios 13.3b, AM

Menu

Contatos

© Copyright 2017 | Ingrid Siggelkow® | Todos os Direitos Reservados

Redes Sociais