Viva Com Propósito e Não Por Acaso.

Viva Com Propósito e Não Por Acaso.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Oscar Wilde

 

O que pessoas como Bernardinho, Mario Sergio Cortela e um em especial que tanto fala a respeito desse assunto, que é Leandro Karnal, têm em comum além do sucesso?

 

Uma missão de vida. Um propósito. E é sobre isso que quero falar com vocês neste artigo.

 

Os grandes nomes que conhecemos em diversas áreas, se prestarmos atenção, tem sempre uma missão que carregam com eles. Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook)… se procurar, irá encontrar facilmente declarações dos mesmos sobre suas missões de vida.

 

Quando você tem algo que considera importante fazer, criar e compartilhar, fazendo dele seu propósito de vida, tudo a sua volta passa a ter mais importância e o sucesso é uma consequência.

 

O que te deixa mais feliz na sua vida? O que te anima? O que você faz que você se sente incrível, único e realizado? O que você ama fazer e faria até de graça? O que faz outras pessoas serem gratas a você? O que realmente faz sentido para sua existência? Pare e pense, traga a sua memória momentos e situações. Escute o seu coração.

 

Você é alguém de comunicação e ama criar textos que tragam conhecimento e novas ideias a vida das pessoas? Você é alguém de T.I. (Tecnologia da Informação) e ama com seus serviços fornecer facilidade e agilidade ao dia a dia das pessoas? Não importa o que seja. O que importa é que, para você, tenha significado e propósito.

 

Quando você tem uma missão de vida, você passa a focar seus esforços e perder menos tempo com bobagens que não irão te levar a lugar algum. Você toma o controle da sua vida e deixa de ser apenas mais um na multidão. Você passa a viver COM PROPÓSITO e não por acaso.

 

Ou seja, pode esquecer o sambinha gostoso mas tão preocupante do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu….”

 

Um homem sem propósito é como um navio sem leme.

Thomas Carlyle

 

Ter uma propósito de vida é como ter um norte definido. Você consegue definir melhor o caminho que vai trilhar e passa a alinhar todas as áreas da sua vida com ele, como a pessoal e a profissional.

 

Você começa a ter clareza do tempo que tem e entende que é preciso uma hora para acordar, não dependendo mais de um “despertador” para isso. Você não perde mais simples oportunidades, começa a se fazer visto por alguém que é relevante para você na rua. Você faz a todo tempo e momento seu propósito acontecer.

 

Quando não temos esse norte, ficamos como um navio sem leme. Algumas pessoas passam dias e dias das suas vidas praticamente sem sair do lugar ou perdidas, muitas vezes aborrecidas com suas vidas que consideram insatisfatórias. O pior nem é isso, o pior é ainda colocarem a culpa em todo mundo, menos em si mesmas.

 

E é bem comum, vivendo dessa maneira, o surgimento de várias doenças de natureza psicossomáticas derivadas do stress e de problemas emocionais, que muitas vezes surgem de uma vida sem sentido. Como consequência, vemos pessoas colocando a culpa no chefe, nos colegas, no marido ou na esposa, etc, pela vida que estão levando.

 

Por isso, pare. Vire o holofote para você. Quero que pergunte novamente a si mesmo: qual o seu propósito de vida? O que REALMENTE faz SENTIDO para você nesta vida? Qual o seu NORTE?

 

Seja sincero consigo mesmo: Qual seu primeiro pensamento pela manhã? Qual o último que você tem antes de dormir? Normalmente são nessas horas que temos o que é mais relevante para nós em mente.

 

Sabendo essa resposta, é o ponto de partida para começar a executar as mudanças que precisam ser feitas na sua vida que realmente importam. Com ela, você poderá analisar com sinceridade se o caminho que está percorrendo neste momento vai levá-lo ou não a concretização (ou a vivência) da sua missão.

 

Isso vai acontecer pois você terá um alvo que lhe dará o foco para escolher os livros que você vai ler, as palestras que irá assistir, os eventos que irá participar, os cursos que irá fazer, etc. Até seu lazer e seu trabalho podem e devem ser usados para levá-lo a sua missão se ainda não estiverem alinhados. O importante é sempre se perguntar se suas escolhas estão te aproximando ou te distanciando do seu propósito de vida.

 

Lembre-se de buscar sempre a coerência entre seu discurso e sua prática. Planeje rotas de ação para cada área da sua vida, mas crie planos possíveis e executáveis, com prazos específicos e reais. Sonhar é bom, mas criar planos impossíveis só irá criar frustração; e observe se todo o esforço planejado está alinhado com sua missão de vida.

 

É claro que você terá desafios a enfrentar, como todos que estão atrás dos seus propósitos de vida, por isso planeje alternativas para superar todos eles e seja resiliente com seus próprios ideais.

 

Mais importante que tudo: não deixe a vida passar sem vivê-la, afinal, a vida passa rápido! Quando se vive DE PROPÓSITO (por querer e com determinação), e COM propósito, temos a chance de fazer diferença e marcar a história de pessoas.

 

Por isso não deixe que nada nem ninguém fique entre você e sua missão, pois quando você muda o mundo de alguém, é o primeiro passo para se mudar o mundo todo. Torne-o maravilhoso!

 

Com carinho, Ingrid.

Menu

Contatos

© Copyright 2017 | Ingrid Siggelkow® | Todos os Direitos Reservados

Redes Sociais